quarta-feira, 12 de novembro de 2008

DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA/SOCIEDADE DA FORMAÇÃO/PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL

1- INTRODUÇÃO

As inovações tecnológicas surgem a cada dia, causando assim uma revolução no cotidiano do ser humano, apoiando e evidenciando a necessidade de mudança, de inovação para que este se enquadre no processo de inclusão de um mundo globalizado, onde tudo gira em torno da praticidade, agilidade, ganho de tempo, comodidade dentre outros aspectos que se bem trabalhados e supervisionados pode converter algo visto como monótono, pouco estimulante em algo prazeroso, dinâmico, criativo e flexível.
As transformações em curso na sociedade, decorrentes das mudanças técnico-organizacionais no mundo do trabalho estão presentes na sociedade com força total e tem como conseqüência uma série de mudanças que se relacionam com o mercado competitivo que ai se encontra do qual necessita se espelhar em grandes centros, ou seja, em paises desenvolvidos que cada dia apresentam algo novo e assim o homem tende a sofrer transformações, a fim de está atualizado planejando ações que seja um ponto de partida para uma motivação insítrica ou coletiva; A integração, a qualidade e a flexibilidade constituem-se nos elementos-chave para dar os saltos de produtividade e competitividade.
O papel da educação formal tem sido institucionalizado por todas as culturas na história do homem, buscando assim auxiliar, preservar o redescobrimento de valores contribuindo para sua melhoria, refinando metas e técnicas, através dos melhores meios disponíveis como também promover um aperfeiçoamento constante da sociedade cujas essas metas e técnicas pudessem ser continuamente reavaliadas e ampliadas.
É certo, porém, que a Internet dentre outros meios tecnológicos abrem novos horizontes para o processo educativo e põe em cheque todo o processo formal que vigora até então. Mas é o professor que deve ser o maior incentivador para que se esteja buscando e acreditando em um futuro promissor e cheio de inovações.

2- O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA.

Todos possuem capacidade de aprender o que se necessita são de estimuladores para que este processo aconteça, processo este que se torna gradual quando bem estimulado.
A escola tem o papel de conquistar, organizar uma boa equipe para que os alunos que nela estão inseridos possam adquirir e dar continuidade à aprendizagem oriunda dos lares, esta incentivando a formação de seres críticos, onde os mesmos tenham condições de viverem em sociedade sendo capazes de ter suas próprias ideologias.
A escola deve estar buscando sempre inovações na área das tecnologias, oferecer melhor estrutura física e docente aos seus alunos.
O professor deve ser criativo e atencioso, buscando orientar os alunos sobre a importância destas tecnologias, auxiliando na forma de usar para que se torne uma aula significativa e prazerosa.
A utilização da informática traz inúmeras vantagens dentre elas podemos citar: Agilidade, praticidade, ganho de tempo, comodidade, etc. Mas também é importante ressaltar algumas desvantagens como o esquecimento relacionado às pesquisas em livros, a curiosidade que desperta aos jovens o acesso a sites não apropriados e que não tem retorno de aprendizagem significativa, o uso em excesso que se faz esquecer de outros compromisso, etc.

3- ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

3.1- Informática na escola – papel e procedimento da gestão.
Com a globalização a informática veio para acrescentar e modernizar instituições que visam melhorar e agilizar sua forma de trabalho, contudo propõem-se que a implantação de equipamentos de informática sejam vistas como crescimento, inovação e prosperidade a fim de alcançar êxitos em todas as áreas da instituição de ensino, na área administrativa a utilização destes equipamentos estará ajudando a organizar, arquivar e agilizar os trabalhos burocráticos, mostrando aos seus cooperadores tanto funcionários como os pais dos educandos que os mesmos podem adentrar e resolver suas questões de forma rápida e segura.
Na área pedagógica os educadores terão a oportunidade de estarem procurando se atualizarem e, contudo melhorar sua metodologia de trabalho, onde os planejamentos passam a ser criativos e modernos, tornando-os descobridores de novas ideologias e capacitando-os para poderem enfrentar este mundo tão concorrente do qual hoje nos encontramos, tudo isso sob a direção de uma gestão comprometida e responsável.

3.2- Informática na sala de aula – uso pessoal e didático pelo professor.

É de suma importância se trabalhar em sala de aula as aulas de informática, pois as crianças já vão se familiarizando e despertando assim uma vontade em descobrir as inovações que o mercado oferece.
Diante de toda essa globalização o que conta é a qualificação, o desenvolvimento pessoal, todavia o uso da Internet pode proporcionar avanços significativos, onde a criatividade e a praticidade transformam a maneira de trabalhar e organizar não só a vida do professor, mas sim de todo individuo.
Hoje o MEC oferece cursos que tendem a ajudar tanto o professor como o aluno a estarem se qualificando dentre eles podemos citar:

e-ProInfo é um programa rico, onde os professores poderão esta aprendendo a utiliza a Tecnologia Internet permitindo a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem. O e-ProInfo é composto por dois Web Sites: o site do Participante e o site do Administrador.

O Mídia na educação é um programa que irá ajudar na formação continuada dos professores para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impressos – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.
O RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) que tem como objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Onde tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.
Os programas educacionais do Linux Educacional também são bastante interessantes e creio que despertará bastante atenção dos alunos.

3.3- INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO

As inovações tecnológicas crescem a cada dia e faz do processo de ensino aprendizagem algo desafiador, todavia com tanta evolução o homem também precisa evoluir buscando qualificações que vão de encontro com toda essa modernidade.
A internet veio para facilitar a vida de forma precisa com praticidade, comodidade, rapidez, etc. Mas também possui suas ambigüidades, através dela podemos realizar troca de experiências, de duvidas, de materiais, enfim de inúmeras coisas tanto de quem está perto como de quem está longe, sem falar da economia que a mesma proporciona. Todavia estamos sujeitos a sermos controlados por sistemas de monitoramento, onde câmeras nos supervisionam por todo o tempo, no trabalho, nas grandes faculdades, no transito e inúmeros outros lugares, a fim de observar os movimentos sociais, dentre outras coisas, enfim isso é tecnologia.
Pedagogicamente a internet é uma proposta de grande valia, pois o educador pode esta melhorando sua metodologia de ensino de forma criativa, ampliando conhecimentos e modificando seu processo avaliativo. Os processos de ensino sofrem reorganizações independentes de queremos ou não e precisamos esta acompanhando este ritmo.
Com toda essa globalização expandem-se os meios direcionados à educação, partindo dos cursos presencias uma ponte para educação à distância como também para a virtual, ou seja, tudo isso sendo fruto de uma sociedade moderna que necessita de homens capacitados para operar no mercado competitivo que hoje se encontra. Contudo as aulas presenciais não deixaram de ser prioridade, pois é através dela que estabelecemos uma união de confiança, incentivo, elaboração precisa em busca de objetivos, mas com todo este leque de opções, podemos nos dar a oportunidade de liberdade no tempo e no espaço com mais flexibilidade.
Muitas dessas tecnologias são simples de se aprender, outras precisam de suporte, mas todas podem ser dominadas por nós, inclusive a internet que tende a ser a maior mídia de massa daqui a 10 anos, com tantas inovações ela estará disponível para ser acessada não só em computadores como também por outras tecnologias de forma até mais barata.
A internet desperta motivação, participação, tornando-se mais fácil avaliar a aprendizagem dos alunos, pois seres motivados apresentam trabalhos criativos, tornando a avaliação algo prazeroso, onde sentir-se moderno e atualizado envolve todo o lado afetivo melhorando a relação professor - aluno, despertando assim confiança em ambos.
É importante ressaltar que o uso desta tecnologia deve ser coerente e preciso para que possa ser acrescido conhecimento para êxitos futuros e essa consciência deve ser transmitida a todos inclusive aos alunos para um despertar, onde o prazer de aprender e o prazer de viver sejam marcantes.

3.3.1- SITES COM ÓTIMOS CONTEÚDOS E RECURSOS DIDÁTICOS

www.smilinguido.com.br – Este site é muito interessante, seu layout é bem colorido e pode ser trabalhado de diversas formas com as crianças, nele pode se trabalhar horas, cores, histórias, identificar tipos de mensagem que os cartões apresentam, criar histórias com as tirinhas, etc.

www.nestle.com.br/maisdivertido/ - Aqui podemos encontrar receitinhas, para se estar trabalhando medidas e peso, interpretação de texto, oferece inúmeras orientações aos pais e professores sobre a importância do meio ambiente, independência, educação no transito dentre outras tudo isso de uma forma criativa e divertida.
www.redescola.com.br/kids - Site muito bom cheio de novidades, bastante amplo para se trabalhar e aguçar a criatividade não só das crianças mais dos adultos também contendo leituras , jogos, artes, ecologia, curiosidades dentre outras coisas, possuindo temas modernos e muito bem organizado.

4- CONCLUSÃO

Com tantas inovações tecnológicas surgindo no nosso dia-dia o ser humano, necessita de mudança, de inovação para que este se enquadre num mundo globalizado que ai se encontra.
O momento gira em torno da praticidade, agilidade, ganho de tempo, comodidade dentre outros aspectos que tem somente a nos ajudar e nos modernizar, trabalhar com positividade e vontade de enriquecimento intelectual a fim de alcançar êxitos tanto pessoal como profissional.

Quem sou eu

Minha foto
Imperatriz, Maranhão, Brazil
Pedagoga, amiga e feliz!