domingo, 22 de agosto de 2010

DICAS PARA SE TRABALHAR COM O MATERNAL 1

Fontes:
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br/2010/02/08/planejamento-anual2010-bercario-ii-e-maternal-1-ano-e-meio-a-3-anos/

http://letras.terra.com.br/temas-infantis/

Movimentos:

Dançar
Pular
Bater palmas
Expressões faciais
Expressões corporais
Cantar com gestos
Lateralidade
Rodar
Levantar e abaixar
Abrir e fechar as mãos
Equilíbrio
Ritmo e expressão
Pontaria
Gestos
Postura
Saltar
Andar
Correr
Rolar
Elevar os braços
Espreguiçar
Coordenação motora ampla/fina
Abrir
Fechar
Empilhar
Encaixar
Puxar
Empurrar

Músicas:

A barata diz que tem
A canoa virou
A galinha magricela
Adoleta
Atirei o pau no gato
Boi da cara preta
Borboletinha
Cai cai balão
Capelinha de melão
Caranguejo
Ciranda cirandinha
Coelhinho da páscoa
Comer comer
Eu entrei na roda

Eu sou pobre, pobre
Fui à Espanha
Fui no tororó
O cravo brigou com a rosa
Parabéns a você
Peixe vivo
Pintinho amarelinho
Pirulito que bate bate
Sapo cururu
Se essa rua fosse minha
Terezinha de Jesus
Um, dois, feijão com arroz
Unidunitê


Artes visuais:

Pintura com giz de cera, tinta guache, pincéis,cola colorida
Massa de modelar
Colagem
Confecção de brinquedos
Recorte
Montagens
Rabiscos
Desenhos
Texturas
Tecidos
Trabalhos individuais e coletivos

Linguagem oral e escrita:

Roda de histórias
Dedoches
Oralidade
Comunicação
Leitura de imagens
Avental de histórias
Interação
Escrita
Lendas
Parlendas
Jornais
Livros
Gibis
Rótulos
Contos
Versos
Poemas
EmbalagensCartazes
Cartas
Cartões postais
Slogans
Letras móveis
Jogo da memória
Entrevistas

Natureza e sociedade:

Brincadeiras
Exploração e manipulação de ambientes
Interação social para uma construção de mundo
Interação com adultos e crianças de idades diferenciadas
Contato com a natureza
Noções de tratamento, de perigo e higiene
Atividades que constitua experiências com vários tipos de objetos cultivo, cuidado e preservação
Reflexão que envolva o meio social, natureza, etc.
Percepções de mudanças no tempo, paisagens, etc.

Matemática:

Contagem
Relações quantitativas e espaciais
Tecer relações
Organizar o pensamento
Raciocínio lógico
Situar-se e localizar-se espacialmente
Contagem oral de números em músicas, jogos cantados, brincadeiras
Manipulação e exploração de quantidades numéricas
Circuitos numéricos para andar, pular, correr;
Comparações e quantidades
Blocos de madeira ou encaixe
Telefones, relógios, máquina de calcular,
Calendários
Números de alunos presentes eausentes na chamadinha,
Contagens de quantos dias faltam para oaniversário ou qualquer outro evento, etc.
Tamanho dos pés, altura e peso
Jogos com números
Seqüência numérica

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Imperatriz, Maranhão, Brazil
Pedagoga, amiga e feliz!